MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL ATIBAIA SEM PAPEL - SAAEWHATSAPP SAAEMateriais PerfurocortantesManual de Saneamento FunasaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJRelatório Anual da Qualidade da ÁguaCaçambeirosAtibaiaRio Atibaia TelemetriaCIPACiiagroPlano Municipal de SaneamentoRadar de ChuvasConsórcio PCJ
Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

Atibaia tem 100% de coleta seletiva na área urbana, administrada pela SAAE e realizada pela empresa terceirizada, e com apoio dos moradores rurais do municipio . Todo o material reciclável coletado no município é encaminhado para a Central de Triagem, no Caetetuba, onde integrantes da Cooperativa São José fazem a separação do lixo reciclável e o comercializam.

A coleta seletiva de “porta em porta” é realizada uma vez por semana. No dia específico da coleta seletiva, o morador deve separar apenas o lixo reciclável para colocar em sua lixeira. Em alguns bairros a coleta será feita através de Pontos de entrega voluntária.

Confira abaixo algumas dicas do que pode e do que não pode ser colocado na coleta seletiva:

O QUE É RECICLÁVEL
Papel: jornais, revistas, folhas de caderno, formulários, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes, embalagens Tetra Pak (caixas de leite, sucos), cartolina, papelão, caixas etc.

Vidro: garrafas, copos e recipientes em geral etc.

Plástico: embalagens pet (refrigerante, suco, óleo, vinagre etc.), pote de margarina, copos, materiais de limpeza, canos e tubos, sacos plásticos, frascos de xampus, detergente etc.

Metal: latas de óleo, de leite em pó, de refrigerante, de alimentos como sardinha, atum, molho de tomate etc.

O QUE NÃO É RECICLÁVEL
Papel: carbono, higiênico, metalizado, celofane, plastificado, sujo, etiqueta adesiva, guardanapo, papel toalha, tocos de cigarro, fotografias, fita crepe, papéis engordurados etc.

Vidro: espelhos, vidros planos, cristal, ampolas de medicamentos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV etc.

Plástico: cabos de caneta, tomadas, cabos de panela, espuma, teclado de computador, acrílicos, embalagens metalizadas (como de salgadinhos), mistura de papel com plástico e metal etc.

Metal: clipes, grampos, esponjas de aço, canos, latas de tinta, latas de combustível, pilhas, baterias etc.

Vale ressaltar que embalagens de isopor, como as utilizadas para embalar frios em supermercados, marmitas e as que vêm em caixas de eletrodomésticos e eletrônicos, não são recicláveis e devem ser colocadas no lixo comum.

COMO SEPARAR O LIXO RECICLÁVEL
Você deve colocar o material reciclável em um saco de lixo separado do lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas etc.). Não é preciso ter um saco para cada tipo de reciclável (metal, plástico, vidro e papel), mas não deve haver lixo comum junto. Também é recomendado que os materiais recicláveis sejam lavados. As embalagens sujas são mais difíceis de reciclar e ainda atraem ratos e baratas.

Datas e horários da coleta seletiva no seu bairro

O caminhão de coleta de lixo seco (reciclável) passará em dias alternados aos da coleta de lixo úmido (comum/orgânico)

 

 

 

 

 
 

08000 112 190   Emergência 195   (11) 96191-6680   Atendimento Presencial das 08h30 às 14h30

 

Design por: Agência bcicleta