MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
4 FEV 2015

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS)

A SAAE está desenvolvendo um plano de estratégias sustentáveis para Atibaia, marcando o início de um processo de construção e mudanças na vida dos munícipes, acerca do que vem comprometendo a sua qualidade de vida.

De uma maneira bem genérica, poderíamos definir resíduos sólidos como “lixo”. Aquilo que é gerado pela atividade humana ou não-humana e que deveriam ser descartados ou eliminados.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), trata-se de um planejamento municipal que visa proporcionar que a maior parte dos resíduos sólidos sejam reaproveitados de alguma maneira e que apenas o rejeito (onde todas as possibilidades de reaproveitamento foram esgotadas) vá para o aterro sanitário, ou seja, enviar para lá o mínimo possível, possibilitando que sua vida útil aumente.

Este plano contempla todos os resíduos sólidos no nosso município, inclusive os que são de responsabilidade da SAAE, domiciliar ou comercial – podendo variar em até 100 litros/dia - e na área da saúde em até 15kg/dia, como também os resíduos da coleta seletiva que podem ser dispostos em qualquer quantidade. Isso envolve também os resíduos da construção civil, onde deve haver fiscalização pela SAAE e coleta realizada por caçambeiros, por se tratar de um material inerte de possível reaproveitamento.

Além de proteger a saúde pública e a qualidade do meio ambiente, esse plano também incentiva a coleta seletiva, gera benefícios sociais e cria mecanismos para a geração de força de trabalho, além de incentivar o uso de matérias-primas provenientes de materiais recicláveis.

Para isso, o PMGIRS deve ser finalizado e colocado em Audiência Pública e posteriormente, encaminhado para a Câmara Municipal para tornar-se lei. Somente após esse procedimento a SAAE Atibaia, poderá operar este plano.

O intuito desta iniciativa é apresentar como está atualmente o município de Atibaia em relação a coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos.

Para saber o que a população de Atibaia pensa sobre os serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos, estamos realizando uma pesquisa de satisfação, que está sendo divulgada através dos jornais locais e rádios, pelo site da SAAE e pelo nosso Facebook oficial. Pedimos que todos respondam essa pesquisa, já que é através dela que conseguiremos atender as necessidades de todas as regiões.

Acesse http://www.saaeatibaia.com.br/Pesquisa-Residuos.php  e responda!

 

 

 

 
 
 

Design por: Agência bcicleta