MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
Chuvas não melhoraram a situação do Sistema
24 NOV 2014

Mesmo sem racionamento, Atibaia deve continuar evitando o desperdício de água

            A crise hídrica continua em todo o Estado, mas, por ora, Atibaia não passa ou passará por racionamento. Em reunião realizada no dia 18 de novembro, em Campinas, integrantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), definiram algumas regras de restrição de uso da água, sem cogitar, neste momento, o racionamento para a região de Atibaia. O vice-prefeito Mario Inui, o secretário de Agropecuária e Abastecimento e Infraestrutura, Alcides Ribeiro, e a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago, participaram do encontro, junto com representantes do setor agrícola de Atibaia. “Atibaia e região ainda não sofrerão com racionamento, mas isso não está descartado. É importante que a população continue colaborando, evitando o desperdício”, disse Mario Inui.

            No evento, realizado no IAC – Instituto Agronômico de Campinas, foi decidido pela ANA e DAEE a prorrogação, até 28 de novembro, do prazo para que usuários do sistema enviem sugestões referentes às regras e condições de restrição a serem implementadas para publicação de resolução.

            A proposta, que continua valendo, é de redução de 20% do volume outorgado ou paralisação do sistema (captação) das 18h às 23h. A equipe técnica da SAAE, que também estava presente na reunião, acredita que a melhor saída para Atibaia, caso entre no chamado “período de restrição”, seja a paralisação diária do sistema por cinco horas, porém ainda não ficou definido a partir de quando essa resolução poderia entrar em vigência.

            A medida visa diminuir o risco de um esgotamento do Cantareira e evitar um possível colapso no sistema. A superintendente da SAAE, Fabiane Santiago, entende que Atibaia tem que dar a sua contribuição nesse momento crítico, mas deixou claro que precisa haver isonomia. “Se nós, da Bacia PCJ, tivermos que atender a uma resolução, seria justo que a Capital, por meio da SABESP, também faça sua contribuição, participando da restrição de uso”, destacou Fabiane.

            De acordo com a minuta da resolução, as regras só terão validade quando o volume útil, disponível por gravidade, no sistema “Equivalente do Cantareira” (ou seja, reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha) for menor que 49 hm³ (49.000.000 m³), que corresponde a 5% do seu volume útil, e quando o intervalo de vazões forem inferiores ou iguais a 4,0 m³/s.

            “Para que Atibaia consiga passar pela crise sem a necessidade de ser implantado um sistema de rodizio é importante, agora mais do que nunca, que a população esteja do nosso lado, economizando, avisando-nos sobre vazamentos, usando a água de forma consciente e, principalmente, evitando ao máximo o uso de água no período da restrição, das 18h às 23h”, afirmou a superintendente da SAAE.

            A SAAE também orienta que todos mantenham caixas d'água capazes de abastecer o imóvel ou estabelecimento por 24 horas, de acordo com os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para reservatórios. Essa reserva permite que o imóvel continue abastecido em casos de interrupção do sistema de água, até que a situação seja normalizada. Para saber o tamanho ideal de reservatório para o seu imóvel, basta verificar na conta a quantidade de água consumida por mês e dividi-la por 30. O resultado será a capacidade indicada para a caixa.

            Não é indicado ter uma caixa com capacidade muito superior ao seu consumo de um dia, pois, com um reservatório maior do que a sua necessidade diária, a água pode ficar parada por longos períodos e perder qualidade.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta