MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
ANA debate regras para uso da água
6 OUT 2014

Agência Nacional de Águas debate criação de regras para uso da água do Sistema Cantareira

            Na última quarta-feira, dia 1, integrantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) realizaram uma reunião no Instituto Agronômico de Campinas, com representantes da indústria, da agricultura e de saneamento, para debater e estabelecer regras e condições de restrição de uso para captações de água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A reunião teve a presença do vice-prefeito de Atibaia Mário Inui, da superintendente da SAAE, Fabiane Santiago e do secretário de Infraestrutura e de Agropecuária e Abastecimento, Alcides Ribeiro.

            As medidas, que não terão caráter permanente (somente em períodos de crise hídrica), serão aplicadas desde o consumo humano até ao setor de serviços, passando pela dessedentação animal, agricultura e indústria. As novas regras e condições terão validade quando o volume disponível no Sistema Cantareira estiver abaixo de 5% do volume útil.

            O artigo terceiro da minuta estabelece que seja reduzido em 20% a captação do volume diário para uso público, com restrição de horário de fornecimento de água para a população. A medida foi unanimemente rejeitada pelos representantes de empresas de saneamento. “Fomos unânimes em não concordar com a restrição de horário para captação, pois essa medida é desastrosa e onerosa para qualquer empresa de saneamento. Além disso, essa postura gera desperdício de água, resultado contrário ao proposto, que é de economia. A decisão em economizar água é necessária, mas cada município tem que fazer isso da sua maneira”, explicou a superintendente da SAAE (Serviços de Saneamento de Atibaia), Fabiane Santiago.

            A próxima reunião acontecerá na próxima semana, também em Campinas, onde os participantes da reunião de quarta-feira levarão sugestões e soluções para encarar o problema da estiagem e criar as novas regras de uso da água na bacia PCJ.

 

Fonte:http://www.atibaia.sp.gov.br/notas/index.asp

 
 
 

Design por: Agência bcicleta