MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
Saae lança programa inédito no município
6 AGO 2014

Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE estimula troca de torneiras e bacias sanitárias no município

A SAAE e a Prefeitura de Atibaia em parceria com  Siamfesp, Desenvolve SP, CAB Atibaia, IBSTH e ANAMACO lançaram nesta quinta-feira (31/07), no Espaço Serenella, um projeto pioneiro de gestão sustentável da água no município, cuja meta é reduzir em 50% o consumo do recurso natural nos prédios públicos da cidade e incentivar a redução de consumo também nas residências.          


Batizada de Ação Água, a iniciativa faz parte do Programa Atibaia Município Sustentável e visa, em meio à crise hídrica vivida nas regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP) e Campinas (RMC), promover ampla substituição de dispositivos hidráulicos antigos por tecnologias mais modernas e econômicas. A SAAE Atibaia também é parceiro do Projeto “Construindo Sustentabilidade”, elaborado pelo Consórcio PCJ para fomentar nas residências a troca por equipamentos inteligentes, mais econômicos no consumo de água e energia elétrica.         
 

O Programa está dividido em três “ondas”, na primeira onda teremos a substituição da totalidade das bacias e metais sanitários das instalações públicas para atualização dos sistemas  por Economizadores de Água, o que equivale a aproximadamente:  1.600 bacias sanitárias e 1.800 metais sanitários de 191 instalações. A compra e instalação dos produtos será de responsabilidade da Empresa CAB Ambiental, uma das empresas do grupo Galvão, responsável pela coleta e tratamento do esgoto no município de Atibaia  através de uma PPP - Parceria Pública Privada. Na segunda onda a população de baixa renda e entidades filantrópicas, por sua vez, receberão duas mil novas bacias e na terceira onda uma grande campanha de incentivo será lançada para que a população substitua as torneiras e bacias de suas residências.    

“Pesquisas e estudos mostram que o banheiro é o vilão do desperdício. O mercado já oferece há muito tempo produtos economizadores, mas a adesão a esses produtos ainda é pequena. O objetivo da Ação Água é reduzir o consumo e o desperdício de água, além de incentivar uma mudança de cultura no município com a adoção de hábitos sustentáveis” destacou Fabiane Santiago Superintendente da SAAE Atibaia.


Ações semelhantes a essa já foram empregadas com sucesso em Los Angeles – por meio da redução de impostos para troca das bacias com consumo superior a seis litros – e em Nova York, que instalou mais de um milhão de novas bacias entre 1994 e 1996, gerando uma economia de 216 milhões de litros de água por dia.          

A prefeitura e os demais parceiros do projeto também atuarão na conscientização do público geral sobre a necessidade de poupar os recursos hídricos, iniciativa relevante num país que gasta cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).       

Atualmente, o Atibaia abastece 75% dos habitantes locais e 95% da população campineira. O rio, cujo nome em tupi significa “manancial de água saudável”, é um importante afluente das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e recebe o excesso das águas represadas pelo Sistema Cantareira.  

Durante o lançamento da Ação Água, a SAAE, que está comemorando 45 anos, apresentou o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, documento em que foram divulgados 15 indicadores alinhados à sua atuação, entre os quais governança corporativa, gestão de funcionários, coleta seletiva, educação ambiental, gestão dos serviços de água e esgoto e desempenho econômico.   

 
 
 

Design por: Agência bcicleta