MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
Primeiro Relatório de Sustentabilidade - SAAE
29 JUL 2014

 

SAAE Atibaia comemora 45 anos e apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

 

No próximo dia 31 de julho a Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, em comemoração aos seus 45 anos, lançará um Programa de Gestão Sustentável da Água e apresentará o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, como parte do novo programa.

 

Em parceria com o Siamfesp, Desenvolve SP, CAB Atibaia, Prefeitura e ANAMACO, a SAAE lançará um Programa de Gestão Sustentável da Água com o objetivo de redução de 50% no consumo de água das famílias da cidade de Atibaia. O programa que terá grande impacto no município está estruturado em três etapas, a primeira destinada aos próprios municipais, a segunda destinada a população de baixa renda e as entidades assistenciais e a terceira etapa será voltada à população em geral.

 

O relatório a ser apresentado segue o modelo internacional Global Reporting Initiative, a GRI, adotado pelas maiores empresas do mundo, e indicadores IBASE. A iniciativa faz parte da decisão estratégica da SAAE Atibaia, que desde 2013, com a chegada da Superintendente Fabiane Santiago, tem absorvido a sustentabilidade na sua atuação, como a criação do primeiro Núcleo de Sustentabilidade da Companhia.

 

“Estamos trabalhando com vistas à modernização de nossas operações para alinhamento ao mercado. Com olhar para o futuro, além das melhorias de infraestrutura, buscamos implementar boas práticas de gestão e, ainda, disseminar conceitos de sustentabilidade em nossas estratégias corporativas”, explica Fabiane.

 

São 15 os indicadores trabalhados no Relatório de Sustentabilidade 2013, todos alinhados à atuação da SAAE Atibaia. Entre os dados disponíveis no documento, estão: Governança Corporativa, Gestão de Funcionários, Coleta Seletiva, Educação Ambienta, Gestão dos Serviços de Água e Esgoto, Indicadores Econômicos, entre outras informações.

 

O relatório, que tem o intuito de mostrar de forma clara e transparente informações sobre a empresa, apresenta, por exemplo, as atividades desenvolvidas pela SAAE Atibaia com relação à Coleta Seletiva: a Operação “Cata Treco”, que tem como objetivo coletar volumosos (móveis e eletrodomésticos), de forma gratuita; o “Dia no Campo” atividade realizada junto à população rural para coleta de resíduos estocados são recolhidos e transportados para a Central de Triagem e Transbordo. As embalagens de agrotóxico recebem tratamento diferenciado.

 

Um fator importante para a realização do relatório foi o engajamento dos colaboradores da SAAE Atibaia. Por meio do sistema online GRS, Gestão de Relatório de Sustentabilidade, eles puderam inserir todas as informações necessárias para construir o documento, assim como tirar dúvidas. Eles ainda participaram de oficinas sobre o funcionamento do Relatório GRI.

 

A nova gestão da SAAE Atibaia, com a sustentabilidade como um de seus pilares, caminha de acordo com as iniciativas desenvolvidas pela cidade, como o Programa Atibaia Município Sustentável, projeto piloto que envolve o poder público, iniciativa privada e sociedade civil na aplicação de práticas sustentáveis no município. Em um ano, Atibaia subiu 101 posições em relação a 2012 na avaliação do Selo Município VerdeAzul, prêmio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente concedido aos municípios paulistas que desenvolveram ações e projetos na área ambiental.

 

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da SAAE Atibaia estará disponível para consulta pública a partir do dia 31 de julho, no site www.saaeatibaia.com.br.

 

 

Global Reporting Initiative - GRI

A Global Reporting Initiative, GRI, é uma organização não-governamental composta por uma rede de múltiplos públicos que promove a elaboração de relatórios de sustentabilidade adotados por todas as organizações.

 

Fundada em 1997 pela CERES e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a GRI produz abrangente estrutura para Relatórios de Sustentabilidade, proporcionando maior transparência organizacional. Essa estrutura, incluindo as Diretrizes para a Elaboração de Relatórios, estabelece os princípios e indicadores que as organizações podem usam para medir e comunicar seu desempenho econômico, ambiental e social. Suas Diretrizes estão disponíveis gratuitamente para o público.

 

Atualmente sediada em Amsterdã, a GRI conta também com os representantes regionais, os Pontos Focais, nos países: Austrália, Brasil, China, Índia e Estados Unidos e uma rede mundial de 30.000 pessoas.

 

Mais informações: www.globalreporting.org

 

 

Sobre a SAAE Atibaia

A SAAE foi fundada em 18 de junho de 1969, como Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância de Atibaia. Era uma Autarquia criada pela Lei nº 1106, com o objetivo de construir e operar as estruturas de saneamento do município. Em dezembro de 2001, por meio da Lei Complementar nº 381/01, a Autarquia passou a denominar-se Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, e adquiriu também a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos.

 

A Companhia tem como missão levar saúde e bem-estar para toda a população, por meio do saneamento básico. Atualmente a empresa é responsável pelos serviços públicos de água potável, esgoto sanitário e a gestão dos sistemas de coleta, tratamento, transbordo e dispensa final do lixo.

 

O objetivo do SAAE é manter um constante aperfeiçoamento técnico, para a completa satisfação da população de Atibaia. Suas maiores preocupações são:

 

- Aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água;

- Realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município;

- Diminuição dos problemas relativos aos resíduos sólidos do município, trabalhando a coleta seletiva e destinando os resíduos finais em locais apropriados e aprovados pela CETESB;

- Atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados;

- Capacitação dos funcionários, por meio de cursos e seminários;

- Implantação de programas e sistemas de informática, visando a otimização dos procedimentos internos;

- Racionalização no uso dos recursos financeiros, sempre respeitando o dinheiro público;

- Desenvolver campanhas educativas e de conscientização para uso responsável dos recursos naturais do município.

 

Mais informações: www.saaeatibaia.com.br

 

 

 

 

 

 
 
 

Design por: Agência bcicleta