MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIAATIBAIA SEM PAPEL - SAAETarifa SocialRelatório Anual da Qualidade da ÁguaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
CAMAPANHA DE EMBALAGENS
13 SET 2018

No mínimo, duas vezes ao ano, ocorre a Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, realizada pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Atibaia e, apoio da SAAE de Atibaia através do Cata Treco quanto ao recolhimento de resíduos volumosos não tóxicos. Evento esse denominado de Dia do Campo, com o objetivo de recolher as embalagens vazias de agrotóxico, destinando-as de maneira correta.

Essa ação faz-se necessária, uma vez que, Atibaia possui atividades a qual geram embalagens de agrotóxicos, sendo resíduo passível de sistemas de logística reversa.

Em 2018 a primeira etapa de execução do Programa Dia do Campo, foi realizada no dia 21/03, no Parque do Morango Duílio Maziero em Atibaia - SP, das 08:00 às 12:00h.

A Segunda Etapa de execução do Programa Dia do Campo, foi realizado no dia 11/08 no Centro Comunitário do Bairro Jd Maracanã em Atibaia - SP, das 08:00 às 12:00h.

Foram obtidos os seguintes resultados na primeira etapa: separação das embalagens vazias não laváveis de agrotóxico em um total de 4.398 e de embalagens laváveis em um total de 5.767, com a participação de 46 produtores.

Já na segunda etapa, os resultados obtidos, foram: 08 bag´s com embalagens de 1 litro (estimativa de 3360 embalagens); 06 bag´s com embalagens de 5 litros (estimativa de 636 embalagens); 02 bag´s com embalagens de 20 litros (estimativa de 54 embalagens); 03 bag´s com embalagens de contaminadas; 03 bag´s de papelão, com a participação de 17 produtores.

Todas as embalagens de agrotóxicos recolhidas foram encaminhadas à URE – Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, galpão da Associação dos Recicladores de Agrotóxicos do Estado de São Paulo –(ADIAESP), com destinação final na Central de Embalagens Vazias de Piedade – SP.

Na Central de Embalagens Vazias de Piedade – SP ocorre o processo de separação das embalagens por material, cor e tipo, respectivamente, sendo prensadas e enfardadas.

As embalagens que passam pelo processo de tríplice lavagem ou por pressão seguem para as recicladoras onde são comercializadas. As embalagens que não recebem lavagem são destinadas às incineradoras.

Essa ação já faz parte do calendário de ações do município face à grande importância do tema.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta