MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIAATIBAIA SEM PAPEL - SAAETarifa SocialRelatório Anual da Qualidade da ÁguaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
MONITORAMENTO DE PERDAS
31 JUL 2018

Saae implanta Monitoramento do Piloto de Perdas do sistema do bairro do Portão.

O objetivo deste trabalho é apresentar o impacto da redução de perdas físicas na rede de distribuição de água através da análise das curvas de consumo em um distrito de medição e controle.

Com a implantação do sistema de telemetria conseguimos acompanhar na tela do computador o consumo em tempo real.

No futuro a intenção é de evoluir  para um Centro de Controle Operacional, tendo uma equipe dedicada para acompanhar este sistema 24 horas por dia.

O resultado mais significativo foi da redução de perdas físicas, onde em 05/2016 registramos o índice de 57,98% e em 08/2017, a partir da implantação do sistema, o índice caiu para 17,16 %. Uma redução de 40,82 % nas perdas, resultado das ações em campo e do monitoramento on-line dos sistemas de produção e distribuição.

Com o acompanhamento diário da produção, distribuição e consumo, também foi possível determinar o padrão de consumo da região, com vazões de pico das 11:00 às 13:00 h e das 17:00 às 19:00 h, relacionadas ao horário do almoço e banho no final da tarde.  Vazões mínimas noturnas das 3:00 às 5:00 h da manhã, onde podemos observar que a vazão permanece entre 0,9 a 1,1 l/s.

Essa implantação significa uma melhoria na prestação dos serviços e uma significativa melhora na busca da redução total de perdas.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta