MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIAATIBAIA SEM PAPEL - SAAETarifa SocialRelatório Anual da Qualidade da ÁguaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
COLETA SELETIVA
4 MAR 2021

COLETA SELETIVA

Consulte quando o serviço é executado em seu bairro

Atibaia tem 100% de coleta seletiva na área urbana, administrada pela SAAE, realizada por empresa terceirizada, e com apoio dos moradores rurais do municipio . Todo o material reciclável coletado no município é encaminhado para a Central de Triagem, em Caetetuba, onde integrantes da Cooperativa São José fazem a separação do reciclável para comercialização.

A coleta seletiva de porta-a-porta é realizada uma vez por semana. No dia específico da coleta seletiva, o morador deve separar apenas o lixo reciclável para colocar em sua lixeira. Em alguns bairros a coleta será feita através de pontos de entrega voluntária - pev.

Confira algumas dicas do que pode ou não ser diponibilizado para a coleta seletiva:

O QUE É RECICLÁVEL
Papel: jornais, revistas, folhas de caderno, formulários, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes, embalagens Tetra Pak (caixas de leite, sucos), cartolina, papelão, caixas etc.

Vidro: garrafas, copos e recipientes em geral etc.

Plástico: embalagens pet (refrigerante, suco, óleo, vinagre etc.), pote de margarina, copos, materiais de limpeza, canos e tubos, sacos plásticos, frascos de xampus, detergente etc.

Metal: latas de óleo, de leite em pó, de refrigerante, de alimentos como sardinha, atum, molho de tomate etc.

O QUE NÃO É RECICLÁVEL
Papel: carbono, higiênico, metalizado, celofane, plastificado, sujo, etiqueta adesiva, guardanapo, papel toalha, tocos de cigarro, fotografias, fita crepe, papéis engordurados etc.

Vidro: espelhos, vidros planos, cristal, ampolas de medicamentos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV etc.

Plástico: cabos de caneta, tomadas, cabos de panela, espuma, teclado de computador, acrílicos, embalagens metalizadas (como de salgadinhos), mistura de papel com plástico e metal etc.

Metal: clipes, grampos, esponjas de aço, canos, latas de tinta, latas de combustível, pilhas, baterias etc.

Vale ressaltar que embalagens de isopor, como as utilizadas para embalar frios em supermercados, marmitas e as que vêm em caixas de eletrodomésticos e eletrônicos, não são recicláveis e devem ser colocadas no lixo comum.

COMO SEPARAR O RECICLÁVEL
Você deve colocar o material reciclável em um saco de lixo separado do lixo úmido (restos de alimentos, cascas de frutas etc.). Não é preciso ter um saco para cada tipo de reciclável (metal, plástico, vidro e papel), mas não ser misturado ao resíduo comum. Recomenda-se que os materiais recicláveis sejam lavados, de preferência com água de reúso, e seco para evitar mal cheiro ou proliferação de insetos. Além disso, as embalagens sujas são mais difíceis de reciclar e ainda atraem ratos e baratas.

O caminhão de coleta de lixo seco (reciclável) passará em dias alternados aos da coleta de lixo úmido (comum/orgânico).

 
 
 

Design por: Agência bcicleta