MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
Obra Preventiva
8 ABR 2014

SAAE Atibaia realiza obra preventiva de recuperação e proteção da margem do rio Atibaia

 

            A SAAE iniciou nesta semana uma obra preventiva de recuperação e proteção da margem direita do rio Atibaia a fim de manter os níveis do rio adequados para captação de água.

            O rio Atibaia, principal manancial de abastecimento da cidade, localizado no final da Avenida Terceiro Centenário, é um rio de muitas curvas acentuadas e a captação da SAAE está localizada em um desses meandros. Originalmente, o rio Atibaia era um rio de calha bem fechada, no entanto, com a retificação natural que ele vem sofrendo, a calha do Atibaia está ficando maior e o nível de água mais baixo, prejudicando o sistema de captação. Com a contenção da margem do lado direito a SAAE pretende regularizar o nível do rio, possibilitando manter a captação de água sem alterar o regime de vazão do corpo hídrico.

            Para a realização dessa obra a SAAE solicitou autorização da ANA – Agência Nacional de Águas que, por meio da resolução nº 1.175 de 16 de setembro de 2013, autorizou o trabalho sem a necessidade de outorga. A obra está prevista desde o final do ano passado, porém a SAAE aguardava a estiagem para executá-la.

            É importante ressaltar que o barramento no rio Atibaia existe desde 1953 e que ele não influencia na ocorrência ou não de transbordamento do rio na época das chuvas.

 

 
 
 

Design por: Agência bcicleta